Por que algumas páginas não mostram palavras acentuadas?


Tava usando a internet normalmente e entrei em um e-mail que já havia visualizado antes e a acentuação estava perfeita. Aí me deparo com o mesmo e-mail e todos os acentos errados. As letras acentuadas nas palavras ficaram com caracteres bastante estranhos...

Exemplos: Nćo tź-la merecź-la! Aķ verį
Tradução: Não tê-la merecê-la! Aí verá

Estranho mesmo, né?!

Então resolvi criar esse post para ajudar todas as pessoas que estão com o mesmo problema.
A pergunta é: Por que algumas páginas não mostram palavras acentuadas? Ou então, porque mostram as palavras acentuadas de forma estranha, com caracteres estranhos?

Isto ocorre porque o Firefox está mostrando a página utilizando o conjunto de caracteres errado.

A página pode ser corrigida através do menu Exibir > Codificação > Selecionar automaticamente > Universal.

Se o problema persistir use menu Exibir > Codificação. Nas páginas em português normalmente a codificação é “Unicode (UTF-8)” e “Ocidental (ISO-8859-1)”.

Na maioria dos casos, o servidor envia errado o mapeamento de caracteres da página. Por exemplo, a página foi feita na codificação UTF-8 mas o servidor diz que é ISO-8859-1.

O servidor pode simplesmente não enviar a codificação. Então o Firefox tenta adivinhar a codificação correta. Quando ele não consegue detectar aparecem os caracteres estranhos.


Para corrigir o erro no Internet Explorer, use menu Exibir > Codificação.

Não sei explicar com detalhes pois não uso o Internet Explorer, então não tenho como testar, mas quando você abrir o menu Exibir > Codificação, é só adaptar as instruções que foram dados pro Firefox para as opções que aparecerem no Internet Explorer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...