Entrevista com o Blog do Lausi


O "Blog do Lausi" é o seu primeiro blog?

Sim, meu primeiro blog. É o caçulinha da família, mas agora outros estão por vir, são eles; Lausi Tech, sobre tecnologia, e o Blog da Esquadrilha, totalmente dedicado à Esquadrilha da Fumaça. Ambos em construção.

Porque você resolveu fazer um blog?

Sempre fui fascinado pela escrita, gosto muito de ler sobre um assunto e jogar meus pensamentos em um papel ou mesmo no editor de texto do computador. Então, percebi que um blog seria excelente, poderia escrever sobre o que eu quisesse, quando quisesse. Além dos desafios, relembrar o bom e velho HTML e aprender sobre CSS, e claro, me divertir.

Qual o objetivo do blog?

Priorizei, desde o início, a diversão. Mas ultimamente a coisa tem andado pra outro lado, já escrevo em dois outros blogs, ajudo na divulgação de uma empresa de São Paulo no Twitter, mas não no meu, no deles. Já criei mais dois blogs (citados na primeira pergunta), fui acolhido muito bem por gigantes da blogosfera e acho que a diversão acabou ficando um pouco de lado (mas nunca abandonada), agora é um lance um pouco mais 'profissional'.

O que é mais importante na hora de criar um blog?

Criar um blog é sempre um desafio, você tem que levar em conta que o conteúdo tem de ser seu, não vale plagiar, não vale simplesmente colocar uma foto e fazer um comentário qualquer embaixo. Tem de ser exclusivo, inteligente e que prenda a atenção do leitor. Não podemos deixar de falar na escrita e na interatividade com o leitor. Sei que é difícil escrever bem, mas dar uma revisada no texto, arrumar as palavras, deixar o texto alinhado e coerente, é um dos primeiros passos. Depois, interação, não adianta receber um comentário espetacular, se você vai ignorá-lo. Muitos gigantes da blogosfera aproveitam os comentários dos leitores para dar continuidade ao post, isso torna o texto principal mais ativo, atraente e pode até virar um debate.

Quando você resolveu criar um blog, a idéia era a mesma do que o seu blog é hoje?

Não, eu nunca tive um tema central, nunca parei e falei: "vou fazer um blog sobre tal assunto...", então pra mim o que tem sido priorizado é a variedade, falo sobre Guerra, Armas, Carros, coloco alguns vídeos, outras imagens e assim vai. Mas agora com os outros dois blogs que criei, isso vai mudar um pouco.

Reparei que seu blog é muito bem comentado... A que se deve isso?

Nem imagino, talvez pela visibilidade que ele alcançou em tão pouco tempo, logo no início fui auxiliado pelo Isaías Malta do BlogPaedia, depois, no primeiro post, fui linkado no Uêba, alguns dias depois, no segundo post, apareci no Ocioso, e tudo isso com textos simples. Acho que acabou sendo como uma alavanca, um pulo de estágios, e também acho que o Twitter foi ferramenta fundamental nisso, consegui leitores (e amigos) fiéis ao blog.

O que você acha que trás o sucesso?

Não acredito em uma fórmula mágica do sucesso, acredito em trabalho e recompensa, eu leio, pesquiso, escrevo, comento (menos do que deveria), interajo e tudo mais. Acho que devemos manter o foco na qualidade do texto, a recompensa vem com o tempo.

Seu blog tem PageRank 2. Qual dica você dá pra quem está começando e quer aumentar o PageRank?

Olha, até eu fiquei surpreso com esse PageRank 2, foi um baita susto quando descobri. Talvez nos metablogs você possa descobrir melhor como fazer, eu não faço idéia de como consegui isso, hehe.

Você cuida sozinho de tudo no blog? (template, posts, divulgação...)

O template é da Juliana Sardinha, só alterei o layout. No resto, tudo sozinho, só contando com ajuda de RT no Twitter e nos agregadores da vida. A única coisa que não faço sozinho é revisar alguns textos, recebo dicas de gramática do meu amigo @rogeriobauru.

Como você divulga o blog?

Minhas fontes principais de divulgação são os agregadores, mas o Twitter tem sido fundamental nisso tudo, além dos links nos blogs dos amigos e o nosso querido Google, que tudo sabe e tudo vê.

Qual o número de visitantes diários do seu blog?

Depende, se há um link em algum lugar, esse número vai de 600 até 1.500, como já aconteceu, se não, varia entre 40 e 70 visitas. O que acontece é que com o tempo isso tudo aumenta, hoje a média, contando o número total de visitas e o número de dias no ar, é 100/dia.

Qual a diferença entre os "Parceiros" e "Recomendo - Banners"?

Simples, os 'Parceiros' são blogs amigos, que entraram em contato comigo ou vice-versa, e nós acabamos firmando a troca de banners. Já o 'Recomendo - Banners' são blogs que admiro muito, e merecem, pela qualidade, o banner por ali.

Para quem está conhecendo seu blog agora, o que a pessoa precisa fazer para firmar uma parceria com você?

É só entrar em contato, fazer uma apresentação sucinta e me convencer de que a parceria será boa para os dois. Parceria é isso, não adianta ser boa pra um só.

Você pode deixar algumas dicas para os iniciantes?


Claro, várias, e não são só minhas, são dicas de três magos da blogosfera. As excelentes entrevistas que fiz com Isaías Malta do BlogPaedia, Juliana Sardinha do Dicas Blogger e com Gilberto 'Knuttz' do Uêba. De resto, escreva muito, leia muito, é fundamental para um blogueiro.

Graziela, muito obrigado pelo convite, espero ter suprido suas expectativas com a entrevista, e deixo um abraço para seus leitores, parabéns pelo ótimo blog.

Para conhecer o Blog do Lausi, Clique Aqui!

4 comentários:

  1. O Caio é um querido amigo. Muito legal vê-lo alçar voos maiores, pois a qualidade do blog dele já mostra há tempos que ele veio pra ficar. Muito legal conhecer como ele pensa, principalmente em entrevistas bem feitas como esta. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Essa Grazi deveria ser repórter. Oh menina pra fazer perguntas boas e inteligentes.

    Caio, tenho muito orgulho de ser seu leitor, amigo e parceiro. A entrevista foi ótima, principalmente por você valorizar as pessoas que te ajudaram e te ajudam até hoje.
    Forte abraço e beijos pra Gazi, pq beijo em homem é coisa de BOIOLA [/Casseta e Planeta].

    ResponderExcluir
  3. Mas que bela entrevista, o rapaz deve ser bom mesmo! haha!

    Brincadeiras à parte, adorei mesmo, foi bem legal essa experiência.

    Obrigado pelo convite Graziela, tudo de bom e sucesso com o Blog.

    ResponderExcluir
  4. Grazi, passei pra responder ao comentário deixado lá no Blog do Bauru. Podemos conversar sim. Anote o MSN: rogerio_bauru[arroba]hotmail.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...