O que há de novo Windows 7



Agora que a Microsoft disponíbilizou para download público o Windows 7 beta , muitas pessoas estão tentando descobrir o que há de novo e diferente. E muitos outros não estavam dispostos a arriscar seus PCs, instalando uma versão beta OS.

De qualquer maneira, abaixo algumas diferenças e novidades do Windows 7.

Este Windows 7 traz uma nova filosofia de funcionamento; permite ter tudo à mão, o que salta desde logo à vista é o que está por defeito ligado… será o mínimo essencial, muito do resto está desligado e/ou escondido.

Começa pela barra de tarefas, a famosa Superbar que teve um novo aspecto e que continua a trazer surpresas a cada versão. Desta feita permite minimizar os objectos mostrados, apresentando somente o ícone da janela ou aplicação aberta. Claro que podemos aumentar o nível de informação, activando outras opções para a barra.

Os gadgets, estão agora mais soltos no desktop.

Mas está mais limpa, mais arrumada. Este novo conceito demorará a habituar os “viciados” no Windows XP.

Os efeitos gráficos estão mais “deliciosos” mais graciosos e fluídos. Seja ao abrir o próprio Windows 7, seja ao carregar uma aplicação ou mesmo quando passamos o rato sobre as aplicações minimizadas na barra de tarefas, estes têm um toque mais requintado e glass.

O Menu Iniciar está diferente, podemos ter mais informação, apontando sobre as mais recentes aplicações utilizadas, o espaço que ocupa é o mesmo mas a distribuição de informação é mais diferenciada.

Gestão de energia,melhorada, faz uma gestão de energia bastante melhor. Máquinas com uns anos de vida vão pular de contentamento com esta novidade.

Novos e melhorados espaços de informação e diagnóstico. Há ferramentas novas e as já conhecidas foram melhoradas.

O mecanismo de resolução de problemas, principalmente os problemas com dispositivos. Era um quebra cabeças no início com o Windows Vista. Assim como os drivers; fiquei de certa forma surpreendido quando o meu VAIO começou logo após a instalação a receber via Windows Updates vários drivers.

As ferramentas administrativas, agora com mais capacidade de diagnóstico. Assim como os dispositivos de segurança e recuperação. Há mais opções de configuração da Firewall, estão mais acessíveis os mecanismos de recuperação e restauro.

Jogos da Internet., de volta Já se sentia a pressão que os utilizadores faziam para os Jogos da Internet voltarem, a Microsoft ouviu os utilizadores e voltou a colocar este item. Mais e melhorados wallpapers e temas nativos.

Por falar em Wallpapers. Podemos agora escolher um “pack” de imagens e estas vão sendo projectadas conforme vontade do Windows. Também foram conseguidos e bem conseguidos, os ícones para esta nova versão do Windows.

Foi uma evolução sóbria sem cair em exageros. Podemos ver agora um Explorador do Windows mais limpo, mais modesto mas mais rápido e funcional.

Microsoft soube contornar o problema das cópias. No Windows Vista foi o “cabo dos tormentos” limar o problema, somente foi resolvido com a instalação do Service Pack 1. No Windows 7 esse problema não existe. Tanto copiar como mover, são apenas alguns segundos, variando claro está conforme o tamanho do conteúdo. Tornou-se mais rápido que no Windows XP!!!

É mais rápido detectar e ligar ao sinal wireless, foi uma das boas surpresas. Este sistema operativo rapidamente se liga ao sinal cá de casa, no Vista por vezes tinha de esperar alguns segundos (largos) para me conectar.

Novos recursos para novos dispositivos no Device Center, podemos agora ver que o Windows 7 está já preparado para as novas tecnologias. O novo “Device Center” é uma ferramenta extraordinária. Verifica os dispositivos ligados ao computador e analisa-os tendo em conta a qualidade de driver instalado.

Caso exista algum problema com o driver ou mesmo na ausência de driver, este enceta pesquisas na sua base de dados à procura da solução.

Nestas versão beta, alguns dos “devices” que o VAIO tem não foram reconhecidos pelo Windows e não foram ainda encontradas soluções, mesmo depois deste ter reportado ao serviço central a falta de compatibilidade. Paulatinamente vão chegando reportes de prováveis resoluções dos problemas encontrados. Por exemplo, a placa de tv do VAIO já funciona.

O Windows Media Player está substancialmente mais prático e mais bonito. Tem uma aparência fantástica.

A versão 12 do WMP ganhou mais qualidade de reprodução. Graças ao pacote de codecs que a Microsoft incluiu a tarefa de instalar codecs de terceiros ficou inutilizada ao iniciar a experiência com este novo SO.

Iniciar e encerar “finalmente” mais rápidos. Já com a estrutura totalmente montada (drivers, antivírus, aplicações necessárias) o Windows levou alguns segundos a iniciar. A pedido encerrou-se e também foram poucos os segundos para desligar. Espero que estes valores ainda possam melhorar com a total compatibilidade dos drivers e com a versão final já afinada.

As aplicações Microsoft também estão mais ágeis e interligam-se melhor com este sistema operativo, penso que haverá no futuro um maior desempenho destas aplicações, deixando para o sistema operativo algumas das tarefas de embelezamento. O Windows 7 traz nativo o Internet Explorer Beta 2.

Os famosos efeitos: tenho muitas janelas abertas, agarro uma que pretendo deixar aberta, agito-a freneticamente e o desktop fica totalmente limpo, apenas com a janela que prendi com rato. Se atirar esta para o topo, a janela maximiza, ocupando a totalidade do ecrã. A pensar nos grandes ecrãs que estão a aparecer, a Microsoft disponibilizou para o Windows Sete a funcionalidade de também atirar uma aplicação/janela para os lados e esta disponibiliza-se até meio do ecrã ancorada.

As aplicações são mais rápidas no carregar. O Firefox, por exemplo, é aproximadamente 50% mais rápido a abrir que no Windows Vista ou mesmo mais rápido que no Ubuntu. Teste feito com o browser carregado com a mesma quantidade de “apêndices”.

UAC - User Account Control está melhorado. No Windows 7, a Microsoft reduziu o número de notificações desnecessárias e muitas vezes duplicadas; estas são agora mais rápidas a despoletar e contêm mais informação. O utilizador tem agora mais controlo sobre a vigilância que o UAC faz às acções de cada indivíduo. Podemos aumentar ou diminuir o nível de vigilância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...