Cheesecake rápido de ricota e goiabada

Essa receita "assemelha-se" só um pouco ao cheesecake original, já que este é assado e aquela não. Mas é fácil de fazer e fica muito gostosa, além de ser uma sobremesa "chique". Ah, e fica também bem mais barata, pois o cheesecake original leva 3 embalagens de cream cheese (a um custo de +/-12 reais, sem contar as indispensáveis e também caras amoras para a calda), enquanto que a receita que posto agora leva só uma embalagem de ricota, que custa uns 4 reais e vai muito bem com meio pacote de goiabada como cobertura, que vai custar menos de 2 reais.

Para a massa:
um pacote e meio de biscoito maizena
100 g de manteiga em temperatura ambiente

Misturar com uma colher ou com as mãos, formando uma farofa, e forrar uma fôrma de aro removível (preferencialmente) apertando bem a farofa contra o fundo e os lados da fôrma. Não precisa fazer muito alto nos lados, bastam uns 3 cm. Se você não tiver uma fôrma de aro removível, pode fazer em qualquer uma redonda, mas só coma a torta pelo menos 24h depois de feita, pois a umidade adquirida ajuda a desgrudar a massa da fôrma. 

Para o recheio:
uma lata de leite condensado
300g de ricota (quase um pacote inteiro, que tem 400g)
uma lata de creme de leite
um pacotinho de gelatina sem sabor, dissolvida de acordo com as instruções da embalagem

É só bater os três primeiros ingredientes no liquidificador e misturar bem a gelatina derretida com uma colher. Despejar sobre a fôrma com a massa de biscoitos e levar para gelar por, pelo menos, 2 horas (melhor de um dia para o outro).

Para a calda:

meio pacote (do pequeno) de goiabada (a tradicional, pois a cascão não derrete fácil)
meio copo de água
 
Leve ao fogo e mexa até desfazer a goiabada por completo. Deixe esfriar e aplique a calda sobre a torta gelada. Você pode também, alternativamente, usar um vidro de geléia de goiabada ou outro sabor de sua preferência, também dissolvida em um pouco de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...