26 dicas para Legumes e Verduras

1.  Tornar os legumes cozidos mais verdes - Para tornar mais verdes alguns legumes, junte uma colher de chá de açúcar à água do cozimento. Faz o mesmo efeito que bicarbonato de sódio e não altera a qualidade dos alimentos.
2.  Manter o verde natural do espinafre (Testado) - Para preservar o verde natural do espinafre, logo após o cozimento, mergulhe-o em água fria.
3.  Para acentuar a cor da beterraba - Adicione 2 ou 3 colheres de sopa de vinagre à água de cozimento.
4.  Conservar alface I - Para conservar a alface bem fresquinha, guarde-a na geladeira dentro de um saco plástico bem fechado. Assim ela dura até 5 dias.
5.  Conservar alface II - Lave a alface apenas quando a for preparar, e guarde-a na geladeira sem lavar.
6.  Alface - As folhas de alface quando cortadas com faca perdem muito de seu valor nutritivo. Deixe as folhas inteiras ou rasgue-as com as mãos.
7.  Conservação da alface ou salsa na geladeira - Enrole a verdura (não lavada) em papel toalha e coloque-o num saco plástico fechado. Dura mais de uma semana.
8.  Salsa fresca todo o ano - Corte a salsa e coloque-a num pote de plástico no congelador. A salsa dura o ano todo, sem melar.
9.  Salsa fresca durante 2 a 3 semanas - Lave a salsa muito bem, escorra-a e coloque-a na geladeira dentro de um frasco de vidro com tampa.
10. Maneiras de pelar pimentões (Testado) - Coloque cerca de 3 cm de óleo em uma frigideira, aquecendo-a bem (até quase o ponto de soltar fumaça). Faça um corte na lateral do pimentão para que não estoure. Coloque o pimentão no óleo quente e deixe fritar por alguns segundos, até o pimentão atingir uma coloração bege e a pele se tornar transparente. Vire-o e repita o operação do outro lado. Retire o pimentão, deixe-o esfriar sobre papel absorvente e então retire a casca sob água corrente. Coloque os pimentões em uma forma e leve ao forno quente até que a pele esteja transparente. Deixe esfriar e descasque. Espete um garfo no pimentão e mantenha-o sobre a chama, queimando-o até que a pele se solte. Deixe esfriar e retire a casca sob água corrente.
11. Secando a baba do quiabo (Testado) -Para diminuir a baba do quiabo, coloque algumas gotas de limão ou adicione uns pedacinhos de tomate.
12. A cor das beterrabas - Quando cozinhar beterrabas, junte um pouco de açúcar.
13. Repolho roxo - Repolho roxo fica mais gostoso se levar um pouquinho de vinagre e uma pitada de açúcar.
14. Salada de repolho mais digestiva (Testado) - O repolho picado fino ficará melhor e mais digestivo na salada se você deixá-lo de molho por meia hora em água fria e sal.
15. Limpando a couve-flor (Testado) - Para eliminar os bichinhos que se escondem nas flores da couve-flor e do brócolis, deixe-os de molho por 15 minutos em água e sal.
16. Vargens verdes - Para as vagens ficarem verdinhas, junte uma colher de café de açúcar, quando estiverem cozinhando, sem tampar.
17. Descascar cenouras - Evite descascar a cenoura e outros legumes, pois a maior parte das vitaminas está na casca. Raspe-as ligeiramente, apenas.
18. Descascar Chuchu (Testado) - Descasque os chuchus sob a torneira aberta par evitar que seu suco grude nas mãos e manche a pele.
19. Para cozinhar legumes - Pique os legumes antes de cozinhar e cozinhe-os em um mínimo de água para evitar que percam nutrientes.
20. Diminuindo odores - O repolho e a couve-flor ficam com o cheiro mais brando se você puser uma fatia de pão para cozinhar na mesma panela.
21. Cenouras murchas? - Quando encontrar cenouras ou rabanetes murchos na geladeira, coloque-as dentro d’água e voltarão ao normal.
22. Aproveitando talos de brócolis - Para aproveitar bem o brócolis, tire a parte superior da casca dos cabos, descascando-os, até sentir a parte macia e cozinhe-os com as flores.
23. Cogumelos escuros? - Se os cogumelos estiverem um pouco escuros, deixe-os de molho na água com limão.
24. Se você quer ter beterrabas bem vermelhas - Antes de cozinhá-las, coloque-as na água com casca e com 5 centímetros do talo e acrescente 2 colheres de sopa de vinagre.
25. Para deixar a couve-flor bem branquinha - Coloque um pouco de leite na água do cozimento.
26. Para eliminar a baba do quiabo - Lave-o, seque-o e coloque-o inteiro em uma tigela com suco de limão por 15 minutos. Lave, corte-o e cozinhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...