Recuperando arquivos excluídos do pc

Se você usa um computador, provavelmente já perdeu ao menos um arquivo importante. Os problemas da informática nem sempre são evitáveis, mas a recuperação de documentos é mais fácil e viável do que parece. Mesmo quem não costuma fazer as imprescindíveis cópias de segurança pode resgatar arquivos que, devido a vírus, a problemas mecânicos ou a mero apagamento acidental, pareçam perdidos.

A primeira etapa é banal, mas não custa lembrá-la: abra a Lixeira do sistema, que fica na área de trabalho do Windows, e dê uma olhada. Também faça uma busca antes de tomar atitudes mais drásticas --é só clicar em Iniciar, Pesquisar e Arquivos e digitar o nome do documento perdido.

Não achou nada? Então baixe o software Restoration, que é gratuito (www.download.com) e opera o "milagre", tecnicamente simples, de ressuscitar arquivos apagados.

Para abrir o programa, o PC precisa ter um descompactador. Máquinas com Windows Me e XP já possuem um. Se você usa outra versão, instale o gratuito Filzip.

Observe a tela do Restoration, que é muito simples. No campo All or part of the file, digite o nome do documento perdido e aperte o botão Search Deleted Files. Aguarde a varredura.



Se o programa encontrar algum documento, clique nele com o mouse e aperte o botão Restore by Copying. Minimize a janela do Restoration, volte para a área de trabalho do Windows e tecle Ctrl+V. Pronto.

O Restoration tem outras opções relevantes. Se você não se lembra do nome do arquivo que perdeu, mas sabe de que tipo ele é (um texto no formato DOC ou uma foto JPG, por exemplo), simplesmente digite sua extensão no campo de busca do programa. Se o seu micro tem mais de um disco rígido, não deixe de selecionar a opção desejada no campo Drives.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...